Exigências

1 2 3

PARA-RAIOS RADIOATIVOS

Para-raio Radioativo

A fabricação e comercialização dos captores Radioativos está proibida desde 1989 , através da resolução     04/89 da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) , publicada no D.O.U. em 09/05/89 , devido à não comprovação da sua eficiência pelo uso de material radioativo.

Recomenda-se que nas instalações providas de captores radioativos , este deverá ser retirado e encaminhado à CNEN , de acordo com as exigências deste órgão.

A obrigatoriedade da sua remoção irá depender de leis municipais, de qualquer modo , a sua retirada é sempre recomendada , de modo a prevenir contaminações pelo mau manuseio de leigos ou crianças.

Se você é sindico de um Condomínio ou gerente de uma empresa , essa responsabilidade é sua, e a não retirada pode no futuro trazer muitos transtornos.

Lembramos que após a retirada do captor radioativo a instalação deverá ser adaptadaà norma NBR-5419 da ABNT , para que ofereça segurança. Passamos abaixo uma reportagem publicada na revista eletricidade moderna , em Maio de 1989 , onde o problema é claramente explicado. Para mais informações , nosso departamento técnico está à sua disposição, para maiores esclarecimentos.

OBS: De acordo com as informações fornecidas pela CNEN/CDTN os captores radioativos  deverão seguir o procedimento correto de remoção dos captores de Amerício.

Instruções para remoção, acondicionamento e transporte de pára-raios radioativos

ATENÇÃO!!

A remoção e o transporte de pára-raios radioativos não apresentam riscos radiológicos desde que sejam seguidas as orientações dadas a seguir:

Leia com atenção as instruções a seguir e, em caso de dúvida, ligue para: (0xx11) 3816-9240 – laboratório de rejeitos radioativos do IPEN.

Para-raio Radioativo

  1. Material necessário
    • Luva de borracha comum ou luva cirúrgica, que podem ser adquiridas em
      supermercados ou farmácias.
    • Saco plástico para lixo comum. Um saco para cada pára-raios a ser removido.
    • Lata de, no mínimo, 40 litros, com tampa removível, que pode ser adquirida em casas de
      embalagens usadas, desde que esteja em bom estado de conservação.
    • Uma lata para cada pára-raios a ser transportado.
    • Material de enchimento, preferivelmente jornal amassado.
    • Fita adesiva.
    • Envelope de papel “kraft” tamanho ofício.
  2. Remover o pára-raios da haste, usando a luva.
  3. Colocar o pára-raios no saco plástico.
  4. Descalçar a luva e colocá-la no saco plástico e lavar as mãos com água e sabão.
  5. Fechar o saco com fita adesiva.
  6. Colocar o saco na lata e encher os espaços vazios com o material de enchimento. Cada lata pode conter somente um pára-raios.
  7. Antes de fechar a tampa, colocar a etiqueta com o “SÍMBOLO DE RADIAÇÃO” fornecida junto com estes documentos, de modo que seja visível se a embalagem for aberta.
  8. Colar a etiqueta de endereçamento, fornecida junto com estes documentos, na tampa da lata.
  9. Preencher o documento de transporte “DECLARAÇÃO DO EXPEDIDOR” fornecido junto com estes documentos.

1 2 3

Stop Raio

Enviar formulário

Processando, aguarde...